Autores

Outros Autores

Antonio Risério

 Antonio Risério

Nasceu na Cidade do Salvador da Bahia de Todos os Santos no mês de novembro do ano da graça de 1953. Poeta, tradutor, antropólogo e romancista, com uma atividade cultural múltipla e diversa, tem uma série de livros publicados, viajando por mares variados, da história à arquitetura, da política à sociologia, da estética à semiótica, do urbanismo à música.

No campo poético-literário, trouxe à luz dois romances: o infanto-juvenil “A Banda do Companheiro Mágico” (São Paulo, 2007) e “Que você é esse?” (Rio de Janeiro, 2016). E dois livros de poemas: “Fetiche” (Bahia, 1996) e, juntamente com o poeta Frederico Barbosa, “brasibraseiro” (São Paulo, 2004). Tem poemas emantologias editadas no Brasil e no exterior, da Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21 (São Paulo, 2006) à Noirte y Sur de la Poesía Iberoamericana (Madri, 1997).

Composições suas, em muitas parcerias, foram gravadas em disco por diversas estrelas da música brasileira. No rastro de antigos índios tupinambás e missionários jesuítas, assim como de alguns romancistas modernos, vive na Ilha de Itaparica, na beira da praia, com a mulher Sara Victoria (designer e artista plástica, autora do livro de contos Caralho A4), em companhia de cinco cães e quatro gatos.